sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Filhos de Maria


Fico imaginando se uma pessoa pode continuar virgem mesmo após ter trazido à luz uma criança!


É muito complicado para mim aceitar a idéia de que os irmãos de Jesus, citados nas Sagradas Escrituras, tenham sido, provavelmente, seus primos ou que tenham sido pessoas com outros níveis de parentesco como querem nos fazer crer algumas pessoas ligadas à parte profanada da igreja cristã.


Não aceitar uma família maior para Jesus, atribuindo a ele a unigenitura em relação a seus pais terrenos, me parece ser um grande esforço para elevar Maria a um papel espiritual que possa lhe conferir poderes que possam colocá-la num plano semelhante ao da trindade, que deixaria de ser Pai – Filho – Espírito Santo para ser Pai – Maria – Filho – Espírito Santo.


Dessa forma Maria deixaria de ser serva, como ela mesma se autodeclara em Lucas 1.48 para se tornar senhora, como tem sido chamada por parte da igreja cristã, contrariando a advertência de Jesus em Marcos 6.24, de que ninguém pode servir a dois senhores.


Bem, o tema do Senhorio de Maria fica para outro dia.


Idem para o tema da Virgem que se tornou Mulher.


Vamos à família de Jesus, olhando para os textos bíblicos, com alguns comentários, caso necessários.


Mateus 12.46-50


Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe.


Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo.


Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?


E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.


Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.


Mateus 13.55-57


Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?


E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?


E escandalizavam-se dele. Jesus, porém, lhes disse: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra e na sua própria casa.


Nota: A alusão à ‘sua terra’ inclui todos os concidadãos fora do núcleo familiar conforme sempre foi conhecido, composto de Pai, Mãe e Filhos. Não é próprio de padrão divino encerrar demais familiares, mesmo os mais próximos debaixo do mesmo núcleo. Por isso o texto de que o homem deve deixar pai e mãe, unir-se à sua mulher e serem ambos uma só carne; aqui começa um novo núcleo familiar, onde primos não estão incluídos pois fazem parte de outra família.


Marcos 3.31-35


Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo.


Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram: Escute! A sua mãe, os seus irmãos e as suas irmãs estão lá fora, procurando o senhor.


Jesus perguntou: Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?


Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse: Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos.


Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.


Marcos 6.3-4


Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele.


Então Jesus lhes dizia: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa.


Nota: podemos imaginar que a considerar o número de membros que uma família tinha, àquela época, deveríamos ter um livro bíblico apenas para citar os nomes dos irmãos-primos de Jesus, caso aceitemos que a citação de Marcos 6.3 trata-se de supostos primos, e não de irmãos.


Lucas 8.19-21


A mãe e os irmãos de Jesus vieram até o lugar onde ele estava, mas, por causa da multidão, não conseguiam chegar perto dele.


Então alguém disse a Jesus: A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.


Mas Jesus disse a todos: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a mensagem de Deus e a praticam.


João 2.12


Depois disso, Jesus, a sua mãe, os seus irmãos e os seus discípulos foram para a cidade de Cafarnaum e ficaram alguns dias ali.


João 7.3 e 5


Então os irmãos de Jesus disseram a ele: Saia daqui e vá para a Judéia a fim de que os seus seguidores vejam o que você está fazendo.


Pois quem quer ser bem conhecido não deve esconder o que está fazendo. Já que você faz essas coisas, deixe que todos o conheçam.


Até os irmãos de Jesus não criam nele.


Atos 1.14


Eles sempre se reuniam todos juntos para orarem com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele.


Para concluir, gostaria de sugerir um blog no qual o autor trabalha o tema sob o título ‘Jesus Tinha Irmãos e não Primos, Dizem Historiadores’


Vide http://doa-a-quem-doer.blogspot.com/2009/12/jesus-tinha-irmaos-e-nao-primos-dizem.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário