quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os Dez Mandamentos

Conforme o site pt.wikipedia.org, os Dez Mandamentos ou o Decálogo é o nome dado ao conjunto de leis que, segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés [as Tábuas da Lei]. As tábuas de pedra originais foram quebradas, de modo que, segundo Êxodo 34.1, Deus teve de escrever outras. Encontramos primeiramente os Dez Mandamentos em Êxodo 20.2.17. É repetido em Deuteronômio 5.6-21.



Decálogo significa dez palavras [Êxodo 34.28]. Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor de Deus [os quatro primeiros] e ao próximo [os outros seis], traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho de uma vida liberta da escravidão do pecado.


De acordo com o livro de Êxodo, Moisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelho dirigindo-se ao Monte Horeb, na Península do Sinai. No sopé do monte, Moisés ao receber as duas "Tábuas da Lei" contendo os Dez Mandamentos, estabeleceu solenemente um Pacto, ou Aliança, entre YHWH, ou JHVH, e povo de Israel.


Assim podem ser demonstrados os Dez Mandamentos:


1º .  Não terás outros deuses além de mim
2º .  Não farás para ti imagem de escultura [ídolos]
3º .  Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão
4º .  Lembra-te do Dia de Sábado para o santificar
5º .  Honra teu pai e tua mãe
6º .  Não matarás
7º .  Não adulterarás
8º .  Não furtarás
9º .  Não darás falso testemunho contra o teu próximo
10º . Não cobiças nada do teu próximo


Flávio Josefo, historiador e apologista judaico-romano do primeiro século, assim separa os versículos de Êxodo 20.2 a 17: O 1º mandamento está no versículo 3; os versículos 4 a 6 retratam o 2º mandamento; o versículo 7 é o terceiro mandamento; os versículos 8 a 11 são o quarto mandamento [o mais longo], e nos versículos 12 a 17 estão os demais mandamentos [um versículo para cada mandamento]. Vide Antigüidades Judaicas, Vol. 3, Cap. 5 §5.


Alguns pensadores, teólogos e lideres que influenciaram a igreja, inclusive Agostinho, consideravam os versículos 3 a 6 como 1 só mandamento. Desta forma o texto mutilado culminava apenas em 9 Mandamentos. Para se restaurar o Decálogo, tomou-se o Mandamento relativo à Cobiça, estabelendo-se a Cobiça à Mulher do Próximo e a Cobiça às Coisas do Próximo. Esta foi a versão adotada pela parte profanada da igreja.


A supressão da importância da presença de um mandamento relacionado à idolatria é o que dá sustentação ao uso de imagens, sua veneração ou adoração, cultos às entidades por elas representadas, mesmo que o texto de Êxodo 20.4-5 assim se apresente em relação às imagens de escultura:


Não farás para ti imagens de escultura [de qualquer ordem]
Não as adorarás
Não lhes darás culto

Você conhece instituições cristãs que mantém estas práticas?


Em Isaías 44.9-20 lemos sobre a ‘loucura da idolatria’.


Há cultos, grupos e tradições de caráter ‘cristão’ que, se removida a idolatria e práticas afins, se esvaziam, perdem sua finalidade, grande parte de suas ações cultuais.

Antes de concluir, alguns versículos sobre a situação daqueles que adoram, veneram ou prestam cultos a ídolos ou a imagens esculpidas, fundidas etc, conforme apêndice da Bíblia de estudo Vida Nova:

Esquecem-se de Deus - Dt 8.19 e Jr 18.15
Desviam-se de Deus - Ez 44.10
Poluem o nome de Deus - Ez 20.39
Contaminam o santuário de Deus - Ez 5.11
Estão alienados de Deus - Ez 14.5
Odeiam a Deus - II Cr 19.2-3
Provocam a Deus - Dt 31.20, Is 65.3 e Jr 25.6
São ignorantes e insensatos - Rm 1.21-22
Apegam-se ao engano - Jr 8.5
Ufanam-se da idolatria - Sl 97.7
Têm comunhão com demônios - I Co 10.20
São vãos em sua imaginação - Rm 1.21

A Bíblia cita a palavra Idolatria em 8 versículos
Imagem de Escultura aparece 21 vezes
Imagens de Escultura, 24 vezes
Idolos, 94 vezes

Antes de sair por aí revoltado com as revelações que chegam ao seu conhecimento, esbravejando, manifestando preconceitos religiosos, levantando-se contra seus tutores ou mentores espirituais, caindo em decepção contra credos e credos ... busque a Deus, adquira uma Bíblia Sagrada e leia com coração aberto, não sem antes orar e pedir a Deus que mostre a você mesmo[a] qual é a vontade dEle para você.

Encerro com o texto de Romanos 11.32-36:

'Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas glória, pois, a ele eternamente. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário